Helio Winter Gazeta do Povo 6 de março de 2024

À procura de um imóvel? Confira seis dicas para avaliar a empresa que vai construir

A compra de um imóvel é uma decisão que exige planejamento, pesquisa e cautela. Conhecer a empresa que está sendo contratada, seu tempo de atuação, histórico, garantias e empresas parceiras são tarefas fundamentais na hora de fazer seu investimento.

Antes de fechar negócio é preciso entender os diferentes tipos de empresas envolvidas no processo de construção de um imóvel, que vai desde a compra do terreno até a efetiva entrega das chaves.

Ao pesquisar imóveis nos deparamos com as palavras “construtora”, “incorporadora” e “empreiteira” em placas afixadas em canteiros de obras. Há quem pense que são sinônimos, mas na verdade cada empresa tem uma participação bem específica.

A incorporadora é o elo que junta todas as peças. É ela que identifica as oportunidades, adquire o terreno, desenvolve os projetos e comercializa os imóveis. Perante os clientes também é quem faz o registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóveis e providencia os alvarás e licenças para dar início à obra e comercialização. Vemos assim, que a incorporadora é quem articula e coordena todo o negócio imobiliário.

A construtora é a empresa contratada pela incorporadora para executar a obra de um empreendimento. Ela está encarregada de contratar a mão de obra, fornecer os materiais e equipamentos e realizar os testes de qualidade estrutural que vão garantir que o empreendimento não tenha vícios ou defeitos ocultos, como infiltrações e rachaduras.

Já a empreiteira é a empresa contratada pela construtora para realizar serviços específicos e de menor porte, como concretagem, aplicação de revestimento e esquadrias, instalação de elevador, entre outros.

Apesar de essas empresas possuírem responsabilidades específicas na execução de um empreendimento, existem empresas que atuam em todas as três funções, a Elio Winter Incorporações é um exemplo disso. Tendo iniciado há 33 anos, exclusivamente como incorporadora, com o passar dos anos passou também a ser a construtora de seus projetos, inclusive grandes condomínios e edifícios. De acordo com seu CEO, Helio Winter, “ter o processo centralizado permite melhor controle do negócio, da escolha do terreno, passando pela negociação direta com cliente e até a entrega do imóvel finalizado e, assim, garantimos maior satisfação do cliente”.

É comum surgirem dúvidas durante a jornada de escolha da empresa ideal para realizar uma construção específica. Sendo assim, separamos algumas dicas para auxiliar na contratação de um serviço sem surpresas inesperadas.

1- Faça uma pesquisa sobre a empresa

Para essa tarefa, a internet é uma grande aliada. Visite o site da construtora, descubra se existem notícias negativas na mídia ou reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou o site Reclame Aqui.

2- Visite obras em construção e a sede da empresa

Campanhas de divulgação e portfólios podem até dar uma noção geral ou ideia do calibre da construtora, mas a forma mais eficaz de confirmar se a empresa é sólida é visitando um projeto em fase final de obra ou já concluído.

Fazer uma visita lhe dá a garantia de que o negócio é legítimo, bem como a oportunidade de avaliar o serviço e a estrutura organizacional do contratante. Uma empresa que constrói casas para outras pessoas precisa ter, pelo menos, um ambiente limpo.

3 – Converse com outros compradores

Falar com pessoas que já compraram uma casa ou apartamento permite avaliar a sua satisfação, determinar se o construtor cumpriu todos os requisitos do contrato, se houve algum problema e se a qualidade da construção são satisfatórios, por exemplo.

4 – Verifique a existência do Seguro Garantia e Patrimônio de Afetação

O Seguro Garantia Término de Obra é exatamente o que o nome diz: caso a incorporadora não entregue o imóvel, a seguradora que emitiu o seguro deve garantir recursos para entrega do mesmo.

Já o Patrimônio de Afetação garante que todos os recursos sejam destinados àquela obra especificamente, sem utilizar os valores de uma obra para cobrir necessidades de outras.

5 – Observe o serviço de pós-venda e às garantias

O serviço de pós-venda varia conforme o construtor. Assim, é fundamental analisar os benefícios que a empresa oferece, como assessoria em casos de manutenção pós-entrega.

6 – Antes de fechar negócio, leia toda a documentação

Uma construtora confiável é, antes de tudo, aberta e honesta ao compartilhar informações. Leia atentamente o memorial descritivo, que contém todas as informações específicas sobre o imóvel, incluindo padrões de acabamento.

Solicite uma cópia da Matrícula do Imóvel com a Incorporação Registrada. A Incorporação Registrada é sua garantia de que a obra foi devidamente aprovada na Prefeitura e órgãos públicos.

A Elio Winter Incorporações entrega uma cópia da Incorporação a todos seus clientes, além de contratar Seguro Garantia para suas obras. “Dessa forma, garantimos que o sonho de nossos clientes não corre o risco de se transformar em um pesadelo”, diz Helio. Seguindo estas dicas você terá mais segurança ao contratar uma empresa sólida e confiável para construir seu imóvel.

Conheça o Empreendimento Walk Brigadeiro, o imóvel ideal para você morar. Com uma unidade modelo já disponível para visitação, os interessados podem explorar de perto os detalhes desse incrível projeto. Prepare-se para se encantar com o lançamento do decorado, agendado para o próximo dia 05/08/2023, onde você poderá vivenciar todo o charme e elegância que o Walk Brigadeiro tem a oferecer.

Além disso, com a antecipação da entrega para dezembro de 2023, ao invés de abril de 2024, você terá a oportunidade de desfrutar desse espaço excepcional muito antes do previsto. Agende sua visita agora mesmo e descubra o local perfeito para viver uma vida contemporânea e sofisticada.

 

Helio Winter

VEJA TAMBÉM