Helio Winter Gazeta do Povo 6 de março de 2024

Parques de Curitiba: conheça as 6 áreas verdes mais visitadas por moradores e turistas

Ampla área verde e variadas opções de lazer são os principais atrativos dos parques da capital paranaense. Saiba quais são os preferidos de curitibanos e turistas

A cidade de Curitiba, no Paraná, é conhecida por seus belos parques e áreas verdes. Não a toa ganhou a alcunha de capital ecológica do Brasil, também pelo conjunto de ações sustentáveis adotados pela cidade. Os parques ao ar livre são extremamente importantes para as cidades e para suas respectivas populações. Segundo números da prefeitura, a cidade tem hoje 60 metros quadrados de área verde por habitante, número muito superior à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 12 m² por habitante.

As áreas ao ar livre são fundamentais para que os quase 2 milhões de habitantes de Curitiba conectem-se à natureza. São espaços de respiro em meio ao asfalto e ao ambiente urbano, que possibilitam a prática de atividades físicas e promovem a saúde e o bem-estar.

Em Curitiba, encontramos espaços perfeitos para atividades ao ar livre, como ciclovia, velódromo, academia ao ar livre, pista de patinação, quadra de tênis e tantos outros que trazem benefícios para a saúde. Além disso, muitos destes espaços promovem atividades culturais e educativas, além de celebrações que ajudam a promover a cultura local e atrair muitos turistas.

Conheça os parques mais visitados de Curitiba

Parque Tanguá – Conhecido como o parque mais bonito de Curitiba, é também um dos mais famosos graças à sua paisagem deslumbrante, marcada por uma cascata de 65 metros de altura. O parque é utilizado para caminhadas, ciclismo e piqueniques. Do alto do mirante é possível contemplar uma belíssima vista panorâmica da cidade.

| Foto: Prefeitura de Curitiba

Parque Barigui – É o maior parque de Curitiba, com uma área de mais de 1,4 milhão de metros quadrados. Possui ampla infraestrutura com pistas de patinação, aeromodelismo e corrida, 3 parquinhos, academia de ginástica, ciclovia, churrasqueira, grupo de escoteiros e muito mais.

| Prefeitura de Curitiba

Parque São Lourenço – É o parque mais divertido de Curitiba, pois conta com uma grande pista para carrinhos de rolimã, com 320 metros de extensão por 7 metros de largura. Ali também fica o maior jardim público de esculturas do Brasil, o Memorial Paranista, com 15 peças gigantes, em bronze, do artista João Turin. O parque oferece também um grande lago, playground, pista de caminhada, cancha de vôlei e ciclovia, além de atelier de artes e ofícios, teatro, espaço de exposições e biblioteca.


| Foto: Prefeitura de Curitiba

Jardim Botânico – Embora não seja necessariamente um parque, o Jardim Botânico é uma das principais atrações turísticas de Curitiba, ótima para se conectar à natureza. Possui grande variedade de plantas e flores, um belo jardim francês e a marcante estufa de vidro com 458 m2. O local oferece ainda Museu Botânico Municipal/Herbário, bistrô, lagos, fontes, pista de caminhada e ciclovia.

IMAGENS DA SEMANA - Parques com portões como o Jardim Botânico serão fechados aos domingos a partir do dia 28/02.
Foto: Pedro Ribas/SMCS| Foto: Prefeitura de Curitiba

Passeio Público – O Passeio Público é um belo parque de 70 mil metros quadrados,  localizado no coração de Curitiba. Foi o primeiro parque público da cidade, inaugurado em 1886, e é considerado um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da capital. O parque abriga espécies como aves (sabiás, tico-ticos, canários-da-terra), serpentes e lagartos, e 30 variedades de peixes. O Passeio Público também conta com lago, estufa, anfiteatro, playground, pista para caminhada e ciclovia.

| Foto: Prefeitura de Curitiba

Parque das Pedreiras – O importante ponto turístico da capital ocupa uma área de 103 mil metros quadrados e está situado no local de uma antiga pedreira no bairro Abranches. Em 2022, o local passou a se chamar Parque das Pedreiras Jaime Lerner, em homenagem ao arquiteto, urbanista e ex-prefeito da cidade.

O parque é um destino popular para atividades ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo, e também oferece uma variedade de eventos culturais, como, apresentações teatrais, exposições de arte e shows internacionais para até 30 mil pessoas.

| Foto: Prefeitura de Curitiba

Uma grande oportunidade de moradia na região do Parque das Pedreiras e do Parque São Lourenço é o Condomínio Parque das Pedreiras. São apenas 38 sobrados duplex e triplex em condomínio fechado exclusivo, com salão de festas e academia. Converse com um consultor, agende sua visita à obra e venha viver entre os parques.


 

 

Helio Winter
Helio Winter

VEJA TAMBÉM